Como lidar com grandes mudanças na sua vida
- Karen Cruz
- 18 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
O ser humano é um ser mutável, que está em constante transformação, em um longo processo de conhecimento e evolução.
Mas, ainda assim algumas mudanças são mais difíceis de se lidar que outras, como uma mudança de cidade, uma mudança de emprego, um casamento, ou um divórcio dentre tantas outras, são mudanças significativas, que podem causar um certo desgaste e sofrimento.
Nem sempre as mudanças são boas, mas ainda as que são, geram estresse ao individuo que passa por elas. Mas por que isso acontece?
Todos temos a nossa “Zona de Conforto”, que são pensamentos e comportamentos, que estamos acostumados a ter que não causam medo, ansiedade ou risco, ou seja, “é confortável”.
E sua relação com as mudanças na nossa vida, é que quanto mais difícil é lidar com uma mudança, mais, esta me tira da minha zona de conforto, causando assim, medos e ansiedades.
E todos sentimos-nos desconfortáveis ao operar fora de nossa “Zona de conforto”.
Conta-se que certa vez, colocaram um sapo em uma panela de água e colocaram a panela ao fogo, à medida que a água ia esquentando o sapo se adaptava a nova temperatura, de maneira a não tentar escapar, e o tempo foi passando e a água esquentando cada vez mais, até que quando o sapo finalmente decidiu saltar de dentro da panela, já estava cansado demais de tanto ter se adaptado ao aumento na temperatura anteriormente e morreu cozido.
Observando essa história pode-se ver quantas vezes na vida, nos adaptamos a situações que são ruins, aceitando qualquer coisa desde que, não sejamos tirados de nossa zona de conforto, e assim aceita-se empregos ruins, relacionamentos ruins, situações cotidianas ruins, por apresentar resistência as mudanças.
Como falado anteriormente ás mudanças nem sempre são boas, mas na maioria das vezes são necessárias. E se não posso permanecer nessa zona de conforto, como faço para lidar com as “Grandes Mudanças na Vida”?
Sócrates dizia: “O segredo da Mudança é concentrar toda a sua energia, não na luta contra o velho, mas na construção do novo”.
Ou seja, o primeiro grande passo é ....PERDOE-SE. Isso mesmo, perdoe-se, se o seu relacionamento terminou, ou se perdeu o emprego que tanto gostava, ou não conseguiu algo que queria, ou ainda se a distância ou qualquer outra razão te afastou de alguém por quem você tinha forte afeição.
Em seguida ACEITE, se essa mudança é necessária o quanto antes você aceita-lá, melhor será para lidar com ela, veja-a como uma “Nova possibilidade”, ou ainda uma “Nova oportunidade”, e viva esse novo que ela traz para você.
Entenda que o “TEMPO” é o seu aliado, ele vai te ajudar a aceitar as coisas que você precisa então não tenha pressa, se permita viver o LUTO daquilo que você perdeu ou precisou abrir mão.
Tenha ESPERANÇA acredite que coisas melhores estão por vir e que este é só o começo.
E tenha FÉ, que significa acreditar em algo ou alguém que esteja na condução da sua vida, dando sentido e direção para ela!
Oração da Serenidade
Senhor, dá-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar.
Coragem para modificar aquelas que posso, e sabedoria para perceber a diferença.
Amém.
Comments